Hoje o Pantanal tem 86% do seu Bioma intacto, é o mais conservado do Brasil. O mérito dessa preservação toda é em grande parte da pecuária pantaneira. Uma cultura sustentável que foi moldada ao longo dos séculos. A mais de 200 anos os bovinos estão se adaptando a região pantaneira.
O solo arenoso impede a expansão da agricultura, mas permite o crescimento em abundância do Capim Mimoso. O capim abundante serve de alimento para capivaras, veados e também para os bois. Se sobra capim, não há desmatamento, e fica estabelecido o equilíbrio e o respeito a natureza.
A vocação do Pantanal é a pecuária de cria e recria (bezerros), as longas distâncias que os animais precisam percorrer até o frigorífico impede a venda de animais terminados (boi gordo), e a dinâmica natural do Pantanal que compreende um período de seca e outro de cheia castiga a boiada, que muitas vezes precisa andar quilômetros até as partes mais altas para não morrer afogada.
Pela valorização excessiva da Amazônia por parte de ONGs internacionais, muitas vezes o Pantanal é esquecido. Mas essa região também conhecida como Chaco é considerado pela UNESCO Patrimônio natural Mundial e Reserva da Biosfera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário