terça-feira, 26 de abril de 2011

Porque muçulmanos não comem carne de porco?

Acompanhando todo esse debate em torno do Novo Código Florestal e a tentativa da sociedade científica de chamar a atenção pra si eu me recordei de um fato que me aconteceu no último ano da graduação durante a apresentação de um seminário. O Tema era "Porque muçulmanos não comem carne de Porco" e deveria justificar ao longo da apresentação porque tal fato ocorria.
Fiz uma pesquisa baseada na história da religião islâmica, citei trechos do alcorão, fotos, gravuras, depoimentos e justificativas antigas e atuais. Resumindo a história que baseei em documentos, os muçulmanos não comiam a carne suína por considerarem impura, pois o animal se alimentava de restos e havia um misticismo em torno das doenças que a carne poderia causar.
Findada a minha apresentação, sem maiores impresvistos, me foi indagado pelo Professor Doutor (muito competente por sinal) o porque dos seguidores de Alá não comerem carne, humildemente dei o fato como explicado e não respondi. Minha apresentação foi sumariamente desconsiderada, pois a explicação era mais óbvia e seguia uma outra ótica, baseando-se unicamente no fato da origem daquela civilização ser nômade. 
Cada vez que uma tribo nômade se mudava levava consigo os pertences, e isso incluia a comida e as criações (que também eram comida). Suínos por questões fisiológicas não podem percorrer longas distâncias, logo, esses foram excluídos do cardápio nômade. Muitos e muitos anos se passaram e o povo deixou de ser nômade mas  a carne suína continuou fora do cardápio. Quem sabia explicar porque?? Ninguém.. Qual foi a justificativa?? Porque Deus não quis.  

Um comentário: